Rabanadas no forno à moda da Lau

Não podia deixar de partilhar esta minha nova experiência na confecção das rabanadas,  mais saudável e igualmente boa.
Foi mais fácil de fazer que da forma tradicional, em que temos de estar ali disponíveis para fritar as rabanadas, e no caso de termos para fazer uma quantidade razoável , levamos ainda algum tempo ali agarradas ao fogão.Tem também a vantagem de não ter o cheiro dos fritos tão espalhados pela casa.
Aqui por casa provaram e até quem não era muito fã de rabanadas por serem muito "pesadas" afirmou que ficam muito boas e "assim  já como rabanadas!"
Não precisam de nada diferente do que se usa para fazer as rabanadas fritas, apenas só não se usa óleo! Por isso se decidirem à última da hora fazer, ainda vão muito a tempo e poupam algum trabalho.
Quanto à questão do pão a usar, encontra-se mais informações nas rabanadas da Lau
Vamos então passar à receita.

Ingredientes:

12 fatias de pão de forma ou cacete
4 ovos grandes
400 ml de leite
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do porto ou brandy
Casca de meia laranja

3 colheres de sopa de açúcar 
1,5 colheres de chá de canela

Começar por cortar o pão em fatias de 1 a 1,5 cm, e dispor as fatias no fundo de uma ou duas travessas.

Cortar a casca de meia laranja muito fininha, quase sem parte branca para que fique o sabor da laranja, mas não amargando muito.
Num tachinho levar o leite, com o açúcar e a casca de laranja e levar ao lume.Mexer para ajudar a derreter o açúcar. Quando o leite estiver bem quente (não precisa de ferver) retirar o lume, Juntar o vinho do porto ou o brandy e misturar com a ajuda duma colher. 
Deitar por cima das fatias de pão a mistura do leite e deixar repousar por 1 hora.



Forrar um ou dois tabuleiros de forno com papel vegetal e reservar.
Ao fim de uma hora, ligar o forno a 180ºC.
Num prato fundo, eu uso os de sopa, bater 2 ovos. (voltar a repetir com os outros 2 ovos, quando os primeiros terminarem)


Passar cada uma das fatias pelo ovo batido e colocar no tabuleiro de forno. Atenção ao manusearem as rabanadas que elas estão ligeiramente moles e precisam de ser mexidas com algum cuidado para não se esborracharem.



levar ao forno pré-aquecido cerca de 8 a 10 minutos, virar as rabanadas e voltar a colocá-las no forno mais uns 5 minutos. Eu fiz este processo duas vezes porque não conseguia colocar os 2 tabuleiro ao mesmo tempo no forno, uma vez que tapei o grill para não queimar as rabanadas e desta forma elas cozinharem um pouco mais lentamente e ficarem mais fôfas. Quando retirarem do forno as rabanadas elas estarem um pouco insufladas, e depois quando esfriam ficam mais achatadas.


Num saco colocar o açúcar e a canela. Passar cada uma das rabanadas pela mistura e colocar num prato.

Podem servir com uma calda de laranja por cima que vão ficar ainda mais gulosas! Eu vou colocar a calda à parte e quem quiser põe por cima da sua rabanada.
Para a calda vou usar o sumo de duas laranjas grandes, 100 ml de água, 100 g de açúcar e 2 paus de canela. Levar tudo ao lume e deixar reduzir. Quando estiver no ponto em que com uma colher se verte a calda e ela cai num único fio fino e um pouco espesso, está perfeita!


Feliz Natal! e Bom Apetite Natalício!

Comentários

As preferidas desta semana