Batata de forno

Há quem adore batata frita, há quem ame arroz, há quem se delicie com massas... Eu estou sempre disponível para todas estas opções, mas umas batatinhas no forno, como as dos assados, é algo que devoro, devoro, devoro... Acho que já perceberam a ideia.
A esse propósito trago-vos umas batatas de forno, super simples de fazer que  servem para acompanhar tudo! Carne, peixe, outros legumes... é só escolher!
São simples de fazer e ficam super saborosas.
Ficam mais tostadinhas por fora e por dentro ficam como se fosse puré. 
Levam cerca de 20 a 30 minutos a cozinhar, mas acreditem de valem a espera!
Eu aproveitei que estava a fazer umas costeletas no forno (podem ver aqui a receita), e lembrei-me de aproveitar o forno ligado para fazer as batatas que foi um acompanhamento soberbo. 

A quantidade da receita dá perfeitamente para 4 pessoas, mas quando se fala de batatas no forno, não sou só eu, é também a miúda cá de casa que perdemos a noção da pratada de batatas.

Ingredientes:

1 kg de batata nova para assar
3 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá de colorau
1 colher de chá oregãos
sal e pimenta qb

Começar por ligar o forno a 200 ºC
Lavar as batatas e cortá-las em quartos. Sim, deixa-se a pele.
Num tabuleiro de forno, colocar no fundo 1 colher de sopa de azeite. Dispor por cima as batatas com a casca virada para baixo. Temperar as batatas com todos os temperos e regar com mais 1 colher de azeite.


Tapar com folha de alumínio e levar ao forno por 15 minutos, para as batatas cozinharem no vapor gerado pela cozedura.

Retirar a folha de alumínio e regar as batatas com o restante azeite e levar ao forno por mais 5 a 10 minutos para as batatas corarem.

Passar as batatas para um prato ou levar mesmo no tabuleiro à mesa.



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana