Panela de arroz.. sim ou não?

Muitas vezes já ouvi "Para que é que eu quero uma panela só para fazer arroz?"
Também são dessa opinião, que a panela de arroz serve única e exclusivamente para fazer arroz?
Pois deixai-me desmistificar! ☺

Desde sempre que me lembro de ver em casa da minha mãe, dos meus tios e avós a panela de arroz, cada tinha a sua claro!! E sempre se fez imensas coisas na panela.
Eu também tenho uma há mais de 16 anos, e serve mais vezes para fazer outras coisas que arroz! Então quando a minha filha era mais pequena era um descanso! Punha tudo lá para dentro das duas ajudantes e quando as coisas estivessem prontas a panela desligava, sem me preocupar em ter de ir a correr à cozinha para ver como estavam a correr os cozinhados. :)


É tão fácil de usar e em dias de calor tem a vantagem de não aquecer muito a cozinha.
Por exemplo, exactamente neste momento tenho na panela um frango a estufar, para depois juntar arroz e fazer um belo arroz de frango. 


Pode fazer-se um belo lombo de porco assado na panela, jardineira, todo o tipo de estufados, sopas e claro arroz!

Ao contrário da panela de cozedura lenta esta não leva horas a cozinhar é rápida, como qualquer outra panela de fogão.
Consegue-se comprar uma panela de arroz por cerca de 30€, e digo-vos que dá uma grande ajuda, principalmente quando chegamos do trabalho e temos milhentas outras coisas para fazer em casa, ou no Verão para não aumentar muito a temperatura da cozinha, ou simplesmente porque não temos de nos preocupar.
Actualmente estas panelas têm a cuba de cozinhar anti-aderente, ao contrário da minha que ainda é das de alumínio, o que facilita bastante.
A panela desliga-se quando não há líquido na panela, mas não se preocupem que no caso de estufados fica sempre um pouco de molho, apenas no caso do arroz fica sem líquido.

Para quem a tem e usa apenas para cozinhar o arroz, já sabe que se pode aventurar noutras coisas. Para quem ainda não tem, já sabem que é muito mais que uma panela de cozer arroz.

E aqui fica o resultado final do arroz de frango que esteve a fazer na panela de arroz.




Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana