Bacalhau à minhota à minha moda

Andei a pesquisar e não é que o bacalhau à minhota  antes de ser frito deve estar a "marinar" uma hora ou 2 em leite? 
Mas como muitas vezes não temos assim tanto tempo disponível, principalmente durante a semana, a minha versão é mais simples, uma vez que salta esta opção de marinar o bacalhau. É só descongelar e vai directamente à frigideira!
Este bacalhau também é conhecido pelo bacalhau à Narcisa com origem num restaurante centenário em Braga com o mesmo nome, ou também bacalhau à Braga que penso que já perceberam porquê.

Apesar de já ter ido diversas vezes a Braga nunca se proporcionou ir ao restaurante comer o bacalhau. Mas o melhor que já comi foi num restaurante, do qual infelizmente não me lembro o nome, na Vila de Caldas do Gerês! Por essas bandas eles colocam o bacalhau em sacas de batatas a demolhar no rio durante 2 dias! 

Esta conversa deixou-me com saudades do Minho... 

Normalmente faço este bacalhau com batatas às rodelas, mas como não chegavam, decidi usar estas Noisettes que quase me deu vontade de chamar este prato de bacalhau à emigrante francês! À parte disso ficaram muito bem!
Vamos lá então a esta maravilha!

Ingredientes:

2 Postas de bacalhau demolhado
200 ml de azeite
3 cabeças de alho
1 folga de louro
1 cebola
sal e pimenta qb
2 colheres de sopa de colorau
500 g de batatas para fritar

Colocar o azeite e o alho esmagado com a mão, numa frigideira e levar ao lume. Quando o azeite começar a fazer bolhinhas colocar o bacalhau e a folha de louro na frigideira. Deixar frigir por 5 minutos em lume brando/médio. Virar as postas de bacalhau e deixar  fritar do outro lado. Retirar o bacalhau para uma travessa e reservar.
Adicionar ao azeite a cebola cortada às rodelas, o colorau e os restantes temperos e deixar cozinhar em lume brando, ate que a cebola esteja quebradiça. Deitar a cebola e o molho por cima do bacalhau.  

Servir com batatas Noisettes ou se preferir algo mais tradicional com batatas às rodelas.



Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana