Chicken tikka masala

Como tinha dito no post anterior (aqui) estive a preparar um tandori ckicken para fazer um tikka masala. 
Cá por casa existem dois devoradores desta especialidade indiana, pelo que sempre que vamos ao restaurante indiano é este o prato que eles pedem. Como a última experiência não foi propriamente satisfatória para os 2 críticos cá de casa, decidi pesquisar e fazer eu mesmo um chicken masala ao estilo indiano, sem usar aqueles molhos que se encontram à venda nos supermercados.
Sujeitei-me ao escrutínio deste júri exigente e aqui estou eu a partilhar esta receita, que segundo eles ficou deliciosa e nada deve aos 2 restaurantes indianos da nossa preferência.

O nosso restaurante preferido fica um pouco longe para nós, fica quase a 300 km de distância, no Carvoeiro no Algarve, pelo que é mais difícil de lá ir com frequência. Já o outro fica em Lisboa, não é um restaurante indiano mas sim um restaurante nepalês do qual gostamos muito, e que tem um tikka masala muito saboroso. 

Voltando à receita... como podem verificar o tikka masala é relativamente rápido de fazer, cerca de 20 minutos, portanto equivalente ao tempo de cozinharem o arroz, mas temos de contar com as outras horas necessárias à confecção do chicken tandori (cerca de 7 a 9 horas). Aqui o ingrediente principal é mesmo a paciência! Paciência para esperar que esteja na mesa pronto a comer! 

Eu como fiz uma quantidade muito grande de tandori, congelei um pouco do frango e noutro dia posso usá-lo para fazer novamente.
Para fazerem o acompanhamento, arroz basmati têm aqui a receita no blog , que também é super fácil de fazer.

Ingredientes

1 kg de frango tandori/tandori chiken
300 ml de natas
sal e pimenta qb
coentros (facultativo)
200g de tomate maduro
200 ml de polpa de tomate
1 colher de chá de açúcar

Tikka masala:
2 colheres de sopa de azeite
1 dente de alho grande
2 colheres de chá de cominhos em pó
2 colheres de chá papica ou pimentão doce
1/2 colher de chá de sal.
pimenta a gosto.

Vamos começar com a tikka masala. Corte o alho em pedacinhos pequenos e reserve. Numa tacinha faça a mistura de especiarias, com os cominhos, o pimentão doce, o sal e a pimenta, e reserve.


Corte o tomate em cubos e reserve. Se preferir ou se não tiver tomate fresco, pode usar uma lata de tomate pelado das pequenas reservando o líquido, e assim descartar metade da polpa de tomate.

Leve um tacho, onde caiba o frango e o molho, ao lume com o azeite. Eu usei o meu wok que dá sempre muito jeito quando faço este tipo de pratos com muito molho! Quando o azeite estiver quente acrescente o alho e deixe-o fritar um pouco.


Adicione a mistura de especiarias que tinha reservado, e deixe fritar cerca de 1 minuto em lume médio.


Acrescente o tomate e a polpa de tomate e envolva no azeite e no alho e deixe cozinhar cerca de 3 a 4 minutos.



Adicione as natas e a colher de açúcar e deixe cozinhar mais uns 5 minutos.


Prove e retifique de sal e pimenta caso seja necessário.


Coloque o lume no mínimo e por fim adicione o frango e deixe que este tome o gosto do molho, cozinhando cerca de 10 minutos, ou 5 minutos desde que levante fervura, sempre com a tampa colocada ou terão uma quantidade de molho espalhada por cima do fogão... e de qualquer forma os sabores ficam mais concentrados assim.


Sirva com o arroz basmati e se desejar, polvilhado com coentros picados.

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana