Mil folhas gigante com doce de grão e amêndoa

No seguimento dos festejos do 10º ano do blog, fiz um mil folhas gigante recheado com doce de grão e amêndoa.

É super fácil de fazer! Se não quiserem fazer este recheio usem doce de ovos de compra ou de fruta. Eu cá prefiro fazer o recheio e dar  meu toque pessoal.

Experimentei pela primeira vez a massa folhada fresca e rectangular do Lidl, e deixem que vos diga que achei muito saborosa e fica muito folhadinha!

Vão ver que no próximo aniversario aí de casa o bolo de aniversário vai ser o rei!

Vamos lá a isto!

Ingredientes:

2 placas de massa folhada rectangular Lidl
1 lata pequena de grão cozido
40 g de amêndoa
3 gemas de ovo
175 g de açúcar
60 g de água
1 pitada de sal 
raspa de limão
canela para decorar

Ligar o forno a 200º C. 

Cortar as 2 placas ao meio de forma a ficar com 4 rectângulos.

Quando o forno estiver atingido os 200º C colocar as placas de massa folhada num tabuleiro de forno virado ao contrário e com o papel vegetal por baixo da massa, e levar ao forno por cerca de 20 minutos. No meu forno couberam 2 placas, uma em cima e outra mais abaixo, portanto fiz o processo de cozer a massa 2 vezes. Retirar a massa e deixar arrefecer de preferência em cima de uma rede.

Se a massa ficar muito mais alta de um lado que do outro tentem colocar umas em cima das outras de forma a que o resultado final seja um paralelepípedo quase perfeito. Caso não consigam com cuidado e com uma faca grande cortem o excesso de massa, de forma a que quando as placas pousarem umas sobre as outras elas fiquem direitas. Aparem os lados caso tenham ficado com pontas saídas.

Enquanto a massa coze no forno aproveitem para fazer o recheio. Deixo-vos a versão tradicional e a da bimby 

Tradicional

Picar as amêndoas no 1-2-3 (ou usar amêndoa picada) e reservar. 
Triturar o grão com o passe vite ou 1-2-3 e reservar. 
Levar ao lume a água com o açúcar e deixar diluir totalmente o açúcar até levantar fervura. Juntar as amêndoas, a pasta de grão a raspa do limão e mexer até ficar com a consistência de doce. 
Deixar esfriar e juntar a gemas previamente batidas e levar a lume brando, mexendo sempre, cerca de 10 minutos (ou deixar cozinhar 2 minutos depois de levantar fervura).

Bimby

Colocar no copo o grão e triturar 5 seg/vel 5. Reservar. 
Triturar as amêndoas 1 min/vel 9. Reservar. 
Colocar no copo a água e o açúcar e programar 10 min/Varoma/vel 1. Adicionar as amêndoas, o grão, o sal, e a raspa do limão e programar 20 seg/vel 5. 
Retire o copo da base e deixe arrefecer um pouco. 
Adicionar as gemas batidas e programe 5 min/100ºC/vel 1.

Retirar o doce para uma taça para que possa arrefecer mais rapidamente.

Depois de tratar das placas de massa folhada como indicado em cima, colocar uma das placas no prato, e barrar com um pouco do recheio de forma a fazer uma camada bem fina. Colocar outra placa e repetir também para a 3ª placa. Colocar a última placa e barrar por cima com o restante creme e colocar algum nas laterais para que as placas não fiquem secas. 

Decorar a gosto com canela.

Eu fiz o número 10 recortado numa folha de papel e utilizei como um stencil por cima, polvilhado a canela usando um pequeno coador.





Levem ao frigorífico para refrescar.


Parabéns e bom apetite! 

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!



Comentários

As preferidas desta semana