Molho de tomate especial para guardar no frigorífico

Este molho de tomate é idêntico ao que já tinha feito anteriormente para esta lasanha de carne. Na altura sobrou molho e guardei no frigorífico e voltei a usar umas semanas depois com carne picada e estava divinal. Portanto, decidi fazer novamente e guardar no frigorífico, para ficar a postos sempre que for preciso! 
Este molho é feito com o auxílio da bimby, o que tem a vantagem de estarmos a fazer outra coisa qualquer mesmo longe da cozinha, enquanto ele cozinha. Caso seja feito no tacho têm de picar tudo à mão e estarem atentos e ir mexendo o molho durante a cozedura.

Vão reparar que não coloquei sal, uma vez que os caldos já têm algum, e como quando o juntarem a carnes elas já vão estar provavelmente temperadas, seria um excesso.
Se não usarem alguma parte do molho de tomate quando o fizerem vão precisar entre 3 a 4 frascos de vidro, daqueles dos feijões ou das salsichas devidamente lavados, de preferência com água quente.

Vamos a isto!

Ingredientes
1000 ml de polpa de tomate
1 cenoura grande
10 cogumelos brancos ou marrons
50 g de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
2 caldo de carne ou frango (tipo knorr)
1,5 c de chá de oregãos picados
1 c de sopa de salsa picada
2 folhas de louro
pimenta qb
1 c café de açúcar (para cortar a acidez)

Coloque a cebola, os alho e a cenoura descascados e cortados em pedaços no copo da bimby. Tape e programe 5seg/vel5. Adicione os cogumelos devidamente lavados e tape. Dê 1 ou 2 toques de turbo. Adicione os restantes ingredientes e programe 45min/100 ºC/vel 1 inv.

Retire as folhas de louro e distribua o molho pelos frascos. Feche muito bem os frascos e vire-os de tampa para baixo e deixe arrefecer assim, de forma a criar vácuo. Depois de frios guarde-os no frigorífico!

Use-os para fazer lasanha, carne picada, almôndegas, frango gratinado com queijo no forno, na base da pizza, ou mesmo assim simples com uma massa... enfim em tudo o que lhe apetecer!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana