Doce de dióspiro

Esta receita já foi feita há algum tempo, mas só agora consegui comprovar que resultou mesmo!
Se há coisa que não gosto nos dióspiros moles é o facto de os taninos ficarem agarrados à língua e tornarem-na áspera, e por engano comprei uns que pensava serem dos rijos, e eram daqueles bem moles e maduros que pareciam que estavam em geleia. De toda a forma provei e  eram deliciosos e bem doces... à parte de ter ficado com a língua completamente áspera.
Decidi então fazer doce com os dióspiros, e no fim o resultado foi um doce super saboroso, com pouco açúcar mas com aquela sensação de língua áspera.
Não querendo deitar fora todos o doce que era delicioso, procurei na net e encontrei uma dica que dizia para se comer o doce cerca de um mês depois de ter sido feito. Pela minha experiência o melhor é esperar 1 mês e meio e o doce está perfeito, sem aquela sensação áspera na língua.
Como os dióspiros são muito doces, não é necessário colocar muito açúcar, o que torna este doce mais saudável. 
Por isso se ainda tiverem por aí dióspiros maduros, aproveitem e façam um belo doce!

Ingredientes:

800 g de dióspiros maduros
250 g de açúcar
2 paus de canela
2 aniz estrelado 
1 colher de sopa de vinho do porto

Tradicional

Descascar os dióspiros e colocar no tacho, juntamente com todos os ingredientes e levar ao lume. Quando levantar fervura reduzir o lume e deixar cozinhar por cerca de 55 minutos em lume brando, mexendo com muita frequência para evitar que fique agarrado ao tacho e queime.

Bimby

Descascar os dióspiros e colocar no copo da bimby juntamente com todos os restantes ingredientes. Programar 30 min/vel 1 inv./temp varoma. 


Retirar o copo da tampa e substituir pelo cesto, para que não salpique doce e voltar a programar 10 min/vel. colher/temp varoma.

Retirar o doce para frascos previamente esterilizados. Tape os frascos e vire-os com a tampa para baixo para ganharem vácuo.
Reserve assim e espere pelo menos 1 mês e meio antes de consumir o doce.


Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana