Como organizar os "afazeres" do Natal!

Na altura do Natal muitas vezes ficava perdida com a quantidade de coisas a fazer, compras, prendas, convites telefonemas... enfim era o caos e ficava tudo para a última hora.
Comecei a tratar de organizar o Natal mais cedo, começando por fazer listas!
Pode parecer um pouco louco ter  algumas listas, mas realmente resultam para quem faz o Natal em casa! 
Vou então contar-vos como me organizo. 

1ª Bloco/caderno/agenda ou aplicação telemóvel

Começar por arranjar um pequeno bloco ou caderno ou mesmo usar a agenda, para apontar tudo. Outra opção é usar uma aplicação para o telemóvel exclusiva para listas e tarefas. Eu uso a Wunderlist, que é gratuita, e que permite criar várias listas, e dentro das listas lembretes com datas definidas para a realização das mesmas. Uso esta app o ano inteiro, até para organizar as férias, fins de semana, portanto o que for preciso.

Na internet arranjam-se muitas listas ou material de organização para imprimir, maioritariamente americanas e brasileiras,  que são alusivas à época e que não têm custo. É o caso do blog Hanna Nilsson Design

2º Fazer uma lista com as tarefas que terá de fazer e lembrar

Fazer uma lista com as coisas que teremos de realizar até ao dia de Natal, pode parecer óbvio, mas exactamente por o ser é que nos esquecemos de apontar e desta forma começamos a "perder" tempo a fazer coisas repetidas em locais repetidos, quando poderíamos fazer tudo de uma só vez, e assim não perdemos tempo e o stress natalício diminui e podemos descansar. 
Dou-vos um exemplo:

- Verificar a decoração de Natal - confirmar o estado dos enfeites com antecedência permite verificar se alguns estão danificados, ou por exemplo as luzes não funcionarem, ou mesmo podermos redescobrir algumas decorações mais antigas e que este ano voltem a fazer sentido usar.
- Comprar decoração em falta
- Fazer decoração da casa
Confirmar convidados de Natal - saber o número de pessoas que vamos ter em casa é importante para podermos organizar as quantidades na lista de supermercado, encomendas de bolos, saber os lugares à mesa necessários, pratos, copos, talheres, etc
- Fazer um menú com os pratos que irá servir - importante para saber que ingredientes que irá necessitar de comprar ou encomendar
- Distribuir tarefas pelas restantes pessoas que irão estar presentes no Natal - habitualmente delego as bebidas, o bolo rei ou rainha, a salada de fruta ou uma entrada, pela família, assim eu fico com menos 4 ou 54 coisas com que me preocupar, e eu sei que assim todos ficam felizes por ajudar!
- Fazer compras de supermercado
- Comprar as prendas de Natal
- Encomendar bolos/comida para o Natal
- Combinar um café ou almoço com os amigos
- Comprar roupa para a noite e dia de Natal
- etc

3º Definir datas para completar as tarefas

Outra coisa importante, a nível da organização, é definir datas para as tarefas estarem concluídas, e nesse caso a agenda ou uma app vai sempre ajudar.

Da lista que indiquei em cima, começo por saber quem vem passar a noite de Natal e o dia de Natal cá em casa, até ao final de Novembro.
Na primeira semana de Dezembro monto a árvore e faço a restante decoração
Faço o menú no início de Dezembro, e defino com os restantes convivas o que cada um vai fazer ou trazer. Aproveito para indagar sobre presentes a dar, e organizo a respectiva lista.
No final da 1ª semana já tenho a lista de compras organizada, e faço as compras de supermercado.
Compro as prendas até ao dia 16 ou 18 de Dezembro, para o caso de não conseguir comprar alguma delas ainda ter tempo para pensar numa alternativa.
Aproveito para comprar a roupa de Natal para todos, quando vou fazer as restantes compras.
Na semana antes do Natal, devem fazer a vossa encomenda de doces nas pastelarias e de preferência ir buscar tudo no dia 23, para evitar a tremenda confusão de dia 24.
Pelo meio arranjo tempo para estar com os amigos mais próximos, para beber um café e desejar um feliz Natal.

À medida que formos completando as tarefas e riscando da lista, acreditem que dá algum alívio visualizar que uma parte das coisas está completa

4º Organizar o menú

Para organizar o menú, comece por pensar nas entradas que a maioria dos comensais gostam, e optem por por aquelas que têm mais adeptos e que sejam mais fáceis de fazer. Aqui podem encontrar algumas das minhas sugestões de entradas
Quanto aos pratos principais, decida se vai fazer um ou mais 2 pratos, e que sejam relativamente rápidos de fazer ou que possam já estar pré-preparados na noite e dia de Natal, de forma a evitar que passe mais tempo na cozinha que a conviver com a família, que é o que realmente importa no Natal.
Quanto às sobremesas, a variedade é muita e muitas delas pode-as comprar já feitas, como é o caso do bolo rei, dos sonhos, filhóses, etc. Eu vou confessar, que prefiro fazer a maioria destas sobremesas, para além que existem algumas que são imperativas aqui na nossa mesa! É o caso da aletria, do arroz doce, o tronco de Natal, os sonhos, salada de fruta. 

No caso de precisar de usar recheios doces ou salgados, faça-os com antecedência e congele, e retire no dia antes de os usar para descongelarem no frigorífico.
Aqui podem encontrar as minhas sugestões de Natal

5º Organizar a decoração de Natal

Este tópico engloba não só o fazer a árvore de Natal, o presépio e colocar as restantes decorações natalícias, mas também para lembrar da organização da mesa de Natal

Como já referi antes,  por aqui por casa a árvore de Natal e decorações são tratadas nos primeiros dias de Dezembro. No que diz respeito à mesa de Natal, verifique se tem os pratos, talheres, copos, travessas, guardanapos, palitos, toalhas, e até mesmo se possui o número de cadeiras e bancos para sentar todas as pessoas, para além de espaço de mesa também necessário. Se necessário peça para trazerem bancos!





Agora é só aproveitar e desfrutar do Natal e da Família!



Boas Festas e Bom Apetite!


* Todas as fotos foram retiradas da internet, excluindo o tronco de Natal.

Comentários

As preferidas desta semana