Pato assado com laranja na slow cooker e arroz de miúdos

Há muito tempo que andava a tomar coragem para fazer um pato no forno, e foi desta que me decidi, usando a slow cooker primeiro e só depois foi ao forno para corar.

Aproveitei e fiz um arroz de miúdos para acompanhar que ficou divinal.

Como o pato tem muita gordura, coloquei rodelas grossas de cebola no fundo e o pato por cima, de forma a que a gordura que fosse derretendo ficasse no fundo. Juntei os miúdos do pato para cozinharem ao mesmo tempo.

Vamos à receita!
Ingredientes:

1 pato com cerca de 2 kg
1 cebola
3 laranjas
1 c chá de alho em pó
1 c chá de sal
1 c chá de pimentão
1 c chá de pimenta
2 raminhos de alecrim

10 a 20 g de margarina ou manteiga

Cortar a cebola em 4 rodelas grossas e colocar no fundo da panela de cozedura lenta. Dispor o pato or cima da cebola e temperar o pato por dentro e por fora com o alho, sal, pimentão e pimenta. Cortar uma das laranjas às rodelas, e colocar 2 dentro do pato e as restantes por cima. Cortar a outra laranja ao meio e regar o pato com o sumo de uma metade dela. Juntar também os miúdos do pato.
Programar a panela para cozedura lenta por 6 horas.

Quando terminar a cozedura, ligar o forno a 180 ºC. Num tabuleiro de forno colocar o pato, as rodelas grossas de cebola e as de laranja. Barrar a pele do frango com a margarina. Regar com 4 colheres de sopa do molho produzido durante a cozedura e também com o sumo da outra metade de laranja.

Levar ao forno por cerca de 20 a 30 minutos para corar.

Entretanto num tacho faça o arroz de miúdos.

2 chávenas de chá de arroz 
4 chávenas de chá de água
1 colher de sopa de azeite
2 c sopa de cebola picada
1 c café de alho em pó ou 1 dente de alho inteiro
miúdos do pato previamente cozinhados
1 c chá de sal

Colocar o azeite e a cebola num tacho e levar ao lume. Cortar os miúdos em pedacinhos e juntar à cebola e ao azeite. Adicionar os restantes ingredientes envolver com uma colher de pau e deixar cozinhar. Assim que a água levantar fervura mexer novamente com a colher de pau e tapar e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos ou até a água estar evaporada.

Para servir, retirar o pato do tabuleiro e cortar em pedaços. Colocar o arroz num prato de servir e dispor por cima o pato cortado e as rodelas de laranja da última laranja.

Pode servir também com umas batatas fritas.


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana