Ramen à moda da Lau

Há umas semanas fomos a um restaurante especialista em ramen chamado YiMianYuan Ramen na zona da Portugália da Almirante Reis em Lisboa. Tem um aspecto muito simples nada das decorações tipicamente japonesas que se costuma ver neste tipo de restaurante. Vejam só o tamanho dos noodles!


A massa é feita à nossa frente, portanto no momento e por pedidos, e os ingredientes dos caldos são super frescos. Depois é só pedirmos os toppings que nos apetecer para compor a nossa sopa ao nosso gosto. Acredito que não esteja longe do ramen vendido nas ruas de Tóquio, até porque estavam por lá outros japoneses a comer e a fazer pedidos para levar. E a nível de preço é bem razoável.
O ramen foi levado para o Japão nos finais do século XIX, mas foi durante o período da 2ª guerra Mundial, que se desenvolveu a sua massificação e adaptação, visto ser uma refeição económica e muito nutritiva, e aquecia os estômagos de uma sociedade devastada pela guerra.
O ramen é constituído por massa noodles japonesa,  caldo de carnes, legumes variados e acompanhado por fatias de carne de porco ou galinha. Como toppings podemos ter ovo cozido, legumes, cogumelos, algas. Esta sopa é um prato principal visto ter os nutrientes necessários (vitaminhas, sais minerais, proteínas, etc)

Como não tinha muita noção da quantidade necessária , sobrou ainda bastante depois de todos terem repetido! Portanto dá para 4 ou 5 pessoas que comam bemmmmm. Então vamos a isto!

Ingredientes:

1,5 l + 2 l de água 
1 caldo de carne (tipo knorr)
2 caldos de galinha (tipo knorr)
1/2 alho francês
1/2 cebola (usei roxa que é menos agressiva)
1 chávena de mistura de legumes chinesa
2 cenouras
1 raminho de salsa fresca
1 colher de chá de gengibre em pó ou 1 cm de fresco
1 colher de chá de pimenta
2 colheres de chá de alho ou 2 dentes de alho picado
2 colheres de sopa de sal
1 colher de sopa de sriracha
3 colheres de sopa de molho de soja
100 ml de azeite
200 g de carne de porco (febras)
200 g de bife de frango
1 chávena de chá de brócolos
100 g de cogumelos frescos
1,5 embalagem de noodles japoneses (ou chineses)
sumo de limão e lima (opcional)
2 ovos cozidos

Começar por cortar as carnes em tiras fininhas e temperar com metade do sal, do alho e com sumo de limão. Reservar.
Cortar as cenouras e o alho francês às rodelas finas, as cebolas em 1/4 de lua finas. Reservar.
Lavar os cogumelos e cortar em laminas finas. Reservar
Cortar os brócolos de forma a ficar com as "árvores" pequenas (só agora vai conseguir medir a quantidade dos brócolos). Reservar

Ferver 2 l de água.

Num tacho de sopa, colocar metade do azeite, a cebola, o alho francês, as cenouras e refogar um pouco. Quando a cebola e o alho francês começarem a ficar moles, adicionar a mistura de legumes chineses e temperar com o restante sal, o alho em pó e a pimenta e deixar saltear um pouco. Adicionar os 2 litros de água a ferver, os caldos de carne e de galinha, o gengibre, a sriracha, o molho de soja e a salsa fresca, tapar a panela e deixar cozinhar os legumes por 10 a 15 minutos.

Entretanto ferver a restante água. Colocar os noodles numa taça grande que possa ir à mesa e cobrir com esta água. Ao fim de 5 minutos escorrer a água e reservar os noodles.

Numa frigideira coloque o restante azeite e leve ao lume e quando estiver quente adicione o frango e deixe cozinhar dos 2 lados. Retire o frango e reserve numa taça. No mesmo azeite fazer o mesmo com a carne de porco e reservar noutra tacinha. Ainda no mesmo azeite junte os cogumelos e cozinhe-os por 2 ou 3 minutos. Retire e reserve noutra tacinha e misture com umas gotas de limão. Por fim faça exactamente o mesmo com os brócolos. Retire-os para uma tacinha e junte um pouco de sumo de lima. 

Corte os ovos ao meio e ponha num prato ou tigela.

Levar todas as tigelas para mesa e também o caldo de legumes.

Para servir coloque um pedaço de noodles numa tigela por cima 2 conchas do caldo, as carnes e os toppings que preferir e regue com umas gotas de lima. Coma com pauzinhos ou com um garfo, o meu método preferido, e uma colher ou se preferir é só beber depois o caldo! Repita tantas vezes quanto quiser e seja possível!


Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana