Bacalhau à minhota à minha moda
Andei a pesquisar e não é que o bacalhau à minhota antes de ser frito deve estar a "marinar" uma hora ou 2 em leite?
Mas como muitas vezes não temos assim tanto tempo disponível, principalmente durante a semana, a minha versão é mais simples, uma vez que salta esta opção de marinar o bacalhau. É só descongelar e vai directamente à frigideira!
Este bacalhau também é conhecido pelo bacalhau à Narcisa com origem num restaurante centenário em Braga com o mesmo nome, ou também bacalhau à Braga que penso que já perceberam porquê.
Apesar de já ter ido diversas vezes a Braga nunca se proporcionou ir ao restaurante comer o bacalhau. Mas o melhor que já comi foi num restaurante, do qual infelizmente não me lembro o nome, na Vila de Caldas do Gerês! Por essas bandas eles colocam o bacalhau em sacas de batatas a demolhar no rio durante 2 dias!
Esta conversa deixou-me com saudades do Minho...

Vamos lá então a esta maravilha!
Ingredientes:
2 Postas de bacalhau demolhado
200 ml de azeite
3 cabeças de alho
1 folga de louro
1 cebola
sal e pimenta qb
2 colheres de sopa de colorau
500 g de batatas para fritar
Colocar o azeite e o alho esmagado com a mão, numa frigideira e levar ao lume. Quando o azeite começar a fazer bolhinhas colocar o bacalhau e a folha de louro na frigideira. Deixar frigir por 5 minutos em lume brando/médio. Virar as postas de bacalhau e deixar fritar do outro lado. Retirar o bacalhau para uma travessa e reservar.
Adicionar ao azeite a cebola cortada às rodelas, o colorau e os restantes temperos e deixar cozinhar em lume brando, ate que a cebola esteja quebradiça. Deitar a cebola e o molho por cima do bacalhau.
Servir com batatas Noisettes ou se preferir algo mais tradicional com batatas às rodelas.
Bom Apetite!
Comentários