Lingua de vaca estufada na slow cooker

Há umas semanas alguns membros da família manifestaram vontade de comer língua de vaca estufada. 
Eu já há algum tempo tinha experimentado fazer na slow coocker, mas ainda não tinha apanhado o jeito do tempero na slowcooker, onde os condimentos têm de ser em menor quantidade, e também cozinhou tempo a mais ao ponto da carne ficar demasiado mole.
Apesar de tudo, decidi fazer na slow cooker! O tempero ficou na medida certa, e acertei com o tempo para que a língua ficasse com a textura certa. Tenra e com uma consistência firme.
Para começar encomendei 2 línguas no meu talho habitual, e que é conhecido pelo talho da praça da Damaia, em que cada uma tinha cerca de 1,250 kg. Felizmente o Sr Francisco, esfolou as línguas, pelo que tive menos essa tarefa de preparação, e talvez por isso o resultado foi tão fantástico! Portanto quanto comprarem as língua perguntem no talho se podem tirar a pele.
Mas se tiverem de retirar a pele então sugiro que escaldem as línguas em água a ferver por cerca de 10 minutos e retirem a pele.
Para quem não tem slow cooker, pode sempre fazer num tacho em lume muito baixo por cerca de 2 horas ou então no forno a cerca de 90ºC por 4 a 5 horas.
A vantagem da slow cooker é que ela cozinha a uma temperatura baixa e constante, e como a minha tem temporizador desliga-se automaticamente.
Neste caso deixei-a a cozinhar durante a noite, e quando acordei já tinha 70% do almoço adiantado!
Se quiserem também está disponível aqui no blog a receita para a bimby! (aqui)
Ora vamos lá à receita:

Ingredientes

1 cebola
1 dente de alho
100 ml de azeite
2,5 kg de língua de vaca
200 ml de polpa de tomate
100 ml de vinho branco
250 ml de água
1 colher de sopa de concentrado de tomate
1/2 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de pimenta caiena
1 colher de sopa de sal
2 folhas de louro

Caso tenham de retirar a pele das línguas, comecem por fazê-lo, tal como indico acima, escaldando-as por cerca de 10 minutos. Se a estiver muito difícil de retirar a pele, coloquem de novo a escaldar mais 5 minutos.
Começar por picar o alho e a cebola. Colocar na panela o azeite, o alho e a cebola. Por cima as línguas, e depois todos os restantes ingredientes.


Programar a panela para cozedura lenta por 6 horas.

Retirar as línguas e fatiá-las. Passar o molho com a varinha mágica para que a maioria da cebola não se note.


Caso não vá servir de imediato, então volte a colocar as línguas dentro do molho, e ligue a função de aquecimento (na minha é de 2 horas), o tempo necessário antes de servir, para que esta e o molho se mantenham quentes. Não se preocupem que a carne não vai cozinhar mais.

Servi com puré de batata (receita aqui). Estava tudo com fome... não tive tempo para mais fotografias!

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana