Cup delicia de chocolate (sem gluten)

Embora não seja de fazer muitos doces de vez em quando lá me apetece fazer experiências.
Por várias vezes utilizo a receitas de bolo na caneca e dou-lhes uma vida nova, não colocando na caneca mas sim em formas pequenas para ir ao microondas que é mais rápido.

Desta vez decidi inovar em fazer os bolinhos mas sem gluten, porque todos temos direito a comer um bolinho de vez em quando e que não seja muito complicado de fazer, como os que tenho visto por aí.
Nas ultimas 2 semanas tenho feito uma alimentação sem gluten, não porque sou intolerante, mas porque tenho uma doença autoimune que provoca inflamações onde não existe problema nenhum. O gluten é uma proteína existente no trigo, centeio, cevada e que pode provocar inflamações, pelo que a retirada deste da alimentação ou a sua diminuição faz com que o corpo deixe de estar tão inflamado. O resultado está a ser positivo, e uma vez que onde tenho maiores problemas é nas mãos já se estava tornar complicado fazer coisas simples como abrir uma garrafa de água, porque a pele estalava por completo e abria feridas ao fazer um pouco de força. Passou- se uma semana e meia e tenho que vos dizer que já consigo fazer muita coisa que não conseguia, como por exemplo molhar as mãos sem que a pele abra, e tudo graças à eliminação do gluten da alimentação.
Já consegui perceber a dinâmica das farinhas de pão sem gluten, que é tão simplesmente quanto fazer o pão como faria com qualquer outra farinha, sem misturar ovos ou açúcar ou outras coisas como vem recomendado nas embalagens e nas inúmeras receitas por essa internet fora, basta a água, o fermento de padeiro, o sal e uma colher de sopa de azeite e está feito. Embora o pão fique denso e não cresça muito, pelo menos na máquina de pão, ele fica saboroso.
Hoje aventurei-me a fazer estes bolos de sobremesa e usei uma farinha para bolos, mas sem gluten, e usei a minha velha amiga custard que também não possui gluten. O chocolate que usei também não tem gluten, pelo que correu uma maravilha! Principalmente o sabor e a leveza do bolo! 

Portanto se alguém quiser usar a farinha normal pode usar perfeitamente, mas não se esqueça da técnica de peneirar a farinha que faz toda a diferença!

Ora vamos a isto!
Ingredientes
  
1 ovo
4 colheres de sopa de leite
2 colheres de sopa de óleo
3 colheres de sopa de farinha para bolo sem gluten
1 colher de sopa de farinha custard
3 colheres de sopa de açúcar
3 colheres de sopa de chocolate em pó sem gluten
1 colher de chá de fermento para bolos
4 quadradinhos de chocolate
Açúcar em pó para polvilhar (facultativo)


Numa tigela colocar o ovo, o leite e o óleo e misturar bem.


Adicionar as duas farinhas, colher a colher peneirando cada uma e mexendo entre cada colherada de farinha.


Juntar o açúcar e mexer, de seguida o chocolate em pó, que também deve ser peneirado tal como a farinha e envolver bem na massa, e por fim o fermento que deve misturar muito bem.



Dividir a massa por 4 tacinhas, tipo ramequins para suflê. Colocar um quadradinho em cada tacinha.


Levar ao microondas por 2 a 2 min 30 seg. O meu tem 900W e levou 2 min 30 seg. Quando o microondas terminar não retire de imediato as tacinhas. Aguarde 2 ou 3 minutos, para que os bolinhos não fiquem secos ou rijos.


Polvilhar com açúcar em pó e servir!

Bom Apetite!

Comentários

As preferidas desta semana