Canelones com salmão, requeijão e espinafres com molho de tomate

Já há muito tempo que andava com vontade de fazer uns canelones com salmão e espinafres. Decidi aventurar-me a fazer este. A maioria das receitas que se encontra por aí é apenas com molho branco, mas como cá por casa existem uns amantes de molho de tomate, decidi aventurar-me e decididamente foi uma óptima opção.
Se dá trabalho? Sim, dá. Mas existem lá coisas boas sem um pouco de trabalho?! Acreditem que compensa! Principalmente se fizerem o dobro da quantidade e congelarem para uma próxima refeição.
Ainda por cima é daquelas refeições que faz render o salmão!
Eu usei lombinhos de salmão porque simplesmente é mais fácil, mas podem substituir por 2 ou 3 postas, acrescentando o facto de terem de tirar as espinhas e as peles depois do peixe cozido.

Vamos lá começar!

Ingredientes:


1/2 embalagem de canelones
1 l de água
2 lombinhos de salmão
150 g espinafres congelados
1 requeijão
30 g de azeite
1/2 cebola
2 dentes de alho
sumo de meio limão 
sal e pimenta qb
1 c de chá de oregãos
2 pézinhos de salsa

100 g de queijo mozzarella ralado

200 ml de polpa de tomate com refogado

Béchamel
300 ml de leite
25g de margarina
30g de farinha
sal, pimenta e noz moscada qb

Começar por colocar o salmão na varoma e temperar com o sumo de limão. Adicione ao tabuleiro da varoma os espinafres. Reserve.
No copo da bimby juntar a água e temperar com sal. Por cima colocar a varoma com os lombos de salmão e os espinafres e programar 15 min/varoma/vel 1.

Descascar e cortar em 2 pedaços a cebola e o alho e reserve. 

Colocar no copo da bimby(não precisa de lavar após cozer o peixe) a cebola, o alho e o azeite e picar, vel.5/5 seg. Refogar de seguida 5 min/100 ºC/ vel. 1. 

Adicionar o salmão em pedaços, os espinafres, o requeijão a salsa picada, os oregãos e temperar com sal e pimenta a gosto. Programe 1 min/ vel 2 inv.

Retire a mistura de salmão do copo para uma taça ou prato e faça o bechamel. Coloque todos os ingredientes do molho no copo e programe 8 min/90º C/vel.4

Recheie os tubinhos de massa com o preparado de salmão. Não precisa cozer ou passar por água os canelones, eles irão cozer no forno com o molho de tomate e o bechamel, para além de ser muito mais fácil de rechear assim do que com eles cozidos. Para rechear eu uso uma colher de chá e vou enchendo os tubinhos.

Numa travessa de forno, colocar a polpa de tomate a forrar o fundo. Se não usar polpa de tomate com refogado basta juntar um pouco de alho em pó, sal e pimenta e misturar. Coloque por cima os tubinhos recheados e regue com o molho bechamel e coloque o queijo mozzarella por cima.

Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos.

Se optar por fazer o dobro para congelar, então faça todo o procedimento, até colocar o queijo mozzarella por cima. Deixe esfriar. Tape com pelicula aderente e leve ao congelador. Quando for consumir, então retire a pelicula e coloque por cima o queijo mozzarella, leve ao forno pré-aquecido a 200 ºC por 30 minutos.

Sirva de imediato.




Bom Apetite!

AGORA QUE VIU ESTA RECEITA, PARA SABER MAIS SOBRE A BIMBY ESCREVA NOS COMENTÁRIOS OU ENVIE UMA MENSAGEM PARA claudiatavaresbimby@gmail.com. ATÉ JÁ!

Comentários

As preferidas desta semana